Feijoada de seitan quase vegetariana

Leave a comment

19/01/2013 by Paola

5.feijoadaquasevegetOs puristas da culinária tradicional portuguesa e brasileira, assim como os vegetarianos mais ferrenhos, poderiam arrebitar o nariz ao ler esta receita…mas aqueles que, como eu, não se definem extremistas e pelo contrário gostam do encontro entre géneros diferentes, vão apreciar esta receita!

Além do sabor gostoso e da facilidade na preparação, uma das razões para gostar dela é o preço. O chouriço tradicional fica mais em conta do que o chouriço vegetariano.1€05 a chouriça alentejana comprada aqui ao pé da casa, no Talho 48, contra os 3€ e muitos da outra vegetariana…eis o que me levou ao quase. Se se optar para comprar um saco de 500 gramas de feijão preto, pode-se usar uma parte para este prato, e o que sobrar pode ser utilizado para a preparação doutros pratos – por exemplo uma sopa – assim, tudo fica ainda mais barato. Contudo, tendo em conta dos naturais efeitos …gasosos…que o feijão provoca, sempre se pode optar para congelar o que não se utilizou para, eventualmente, confeccionar o mesmo prato noutra altura. Por acaso foi isto que eu fiz. Portanto se a primeira vez a preparação demora mais um tempinho por causa de cozer o feijão, a segunda vez demora ainda menos.

TEMPO DE PREPARAÇÃO: 20 a 30 min                                                      DIFICULDADE: nenhumaCUSTO: 1,81 seitan mais o resto…talvez fique em 3/4 euros?

INGREDIENTES: 4pessoas ou duas refeições.Feijão preto c.a 200gr; seitan 250gr; choriço a gosto (eu usei metade), folhas de louro, piri-piri moído; cebola; umas colheres de tomate em pedaços
ACOMPANHAMENTO: arroz basmati com cardamomo

PREPARAÇÃONa noite anterior pôr o feijão de molho, mudar a água e cozer normalmente, com alho,salva, louro e sal. Se utilizar a panela de pressão ocorre c.a. de 15′.                                                                                                                             Cortar o chouriço e colocá-lo numa frigideira anti-aderente juntamente com uma gota, mesmo uma gota, de azeite ou eventualmente com um pouco de água…depois, a gordura do chouriço vai fazer com que nada se queime. Juntar uma cebola grande picada, um pouco de azeite, louro, piri-piri em pó e refogar. Acrescentar o seitan cortado em tirinhas. Depois de alguns minutos, colocar tomate em pedaços – cerca de 3 ou 4 colheres de sopa – um pouco de sal fino e misturar. Finalmente, pôr o feijão com um pouco de água da cozedura. Verificar o sal e o picante…corrigir conforme o próprio paladar. Servir acompanhado de arroz….e bom apetite!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

L'italiano in azione

didattica dell'italiano a stranieri

L'italiano dalle uova d'oro

Apprendere e insegnare l'italiano online

Nordfoodovestest

Food&wine | Travel | Cook, Recipes and Traditions | Restaurants & co.

italiano-in-musica

Impara l'italiano con la musica

il due blog

blog di italiano per stranieri

montessoriacasa

le evoluzioni domestiche di una famiglia montessori

Sergio M. Ottaiano

Scrittore indipendente

| meduepuntozero

Comer bem e com fantasia...porque cozinhar é sobretudo uma questão de princípio

Lilly's lifestyle

Salotto virtuale di Liliana Navarra, un'italiana a Lisbona. Vuoi visitare Lisbona e il Portogallo come un local? Contattami! info.lillyslifestyle@gmail.com

LUOGHI D'AUTORE

Il Magazine del Turismo Letterario

Impariamo insieme la Lingua Italiana!

Contents of Claudio Giuseppe Agliata

Associazione TuCáTuLá

A associação cultural TuCáTuLá promove atividades informativas e de intercâmbio cultural no âmbito da lingua portuguesa e das culturas lusófonas. | L’Associazione culturale italo-portoghese TuCáTuLá promuove attività di tipo informativo, culturale e d’intercambio, nell’ambito della lingua portoghese e delle culture veicolate dal portoghese.

%d bloggers like this: