Bacalhau com puré de grão

Leave a comment

09/02/2013 by Paola

É fim-de-semana. Abro o frigorífico e ele chora, foi assim esta manhã e foi assim no sábado6_bacalhau com puré de grão passado. Nesse dia, a preguiça de ir às compras ajudou-me a lembrar ver se podia encontrar a minha salvação no congelador. Abro-o: um saco com aipo, salsa, coentros, sorvete de limão, espinafre e….. abençoada providência….duas postas de bacalhau, cobertas de um manto branco de gelo e esquecidas mesmo aí, na última gaveta. Ingenuamente, como era de manhã cedo, pensava conseguir comê-las ao almoço, mas tive que esperar para o dia seguinte (não, não tenho microondas).

Eis a receita que preparei no dia a seguir, no domingo passado: uma alternativa ao tradicional bacalhau com grão. Insipirei-me num excelente prato que comi no restaurante Amarra ‘O Tejo. Claro que o do restaurante tinha uma apresentação e também um sabor melhor do que o meu…não fosse, pela escolha da iguaria principal, o bacalhau. Mas fiquei muito satisfeita com o resultado e sobretudo, demorei  apenas 20 minutos a prepará-lo.

TEMPO DE PREPARAÇÃO: 20 min                                                          DIFICULDADE: nenhuma                                                                                 CUSTO: depende do bacalhau que se comprar.

INGREDIENTES: 2 pessoas. Duas postas de bacalhau. Grão de bico: lata de 800gr; três dentes de alho, azeite, salsa.

PREPARAÇÃO: Enquanto cozer o bacalhau, pique o alho e coloque-o numa frigideira para refogar. Acrescente o grão com um pouco de água do bacalhau. Uma vez aquecido, ponha o grão no copo da varinha mágica, e passe-o. Pode dar ao puré a consistência que quiser, acrescentando mais ou menos água do bacalhau ou do próprio grão (como se tratava de grão enlatado, preferi usar a água do bacalhau). Volte a pôr o grão na frigideira, acrescente a salsa, um fio de azeite e, se quiser, pimenta preta ou de cahyenne. Prove-o antes de pôr sal, como a água do bacalhau é salgada, convém para manter a tensão sob controlo! 😉 Escoe o bacalhau, emprate e buon appetito!

Barato                                                                                                                  Para tornar o prato ainda mais barato, em termos de tempo e de dinheiro, o ideal seria comprar 1kg de grão de bico seco, pô-lo de molho e cozê-lo. A partir daí, usá-lo para criar vários tipos de pratos como este ou como uma saborosa sopa/creme de grão para comer logo ou para congelar. Demora-se um pouco mais na cozinha durante esse dia, mas depois compensa. Em breve, a receita da sopa ou creme de grão!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Nordfoodovestest

Food&wine | Travel | Cook, Recipes and Traditions | Restaurants & co.

italiano-in-musica

Impara l'italiano con la musica

il due blog

blog di italiano per stranieri

montessoriacasa

le evoluzioni domestiche di una famiglia montessori

Sergio M. Ottaiano

Scrittore indipendente

| meduepuntozero |

Comer bem e com fantasia...porque cozinhar é sobretudo uma questão de princípio

Lilly's lifestyle

Salotto virtuale di Liliana Navarra, un'italiana a Lisbona. Vuoi visitare Lisbona e il Portogallo come un local? Contattami! info.lillyslifestyle@gmail.com

LUOGHI D'AUTORE

Il Magazine del Turismo Letterario

Impariamo insieme la Lingua Italiana!

Contents of Claudio Giuseppe Agliata

Associazione TuCáTuLá

A associação cultural TuCáTuLá promove atividades informativas e de intercâmbio cultural no âmbito da lingua portuguesa e das culturas lusófonas. | L’Associazione culturale italo-portoghese TuCáTuLá promuove attività di tipo informativo, culturale e d’intercambio, nell’ambito della lingua portoghese e delle culture veicolate dal portoghese.

italyamonews

Per migliorare il tuo italiano informandoti

Travel With Art

A painting for your thoughts

%d bloggers like this: