Trigo sarraceno com….

3

17/02/2013 by Paola

8.TrigoSarraceno_c_aboboraVou começar este post exactamente por onde acabei o anterior! Apesar de nos encontrarmos perante uma refeição rigorosamente vegetariana, eis novamente como apanhar dois coelhos com uma cajadada só! Já vamos ver o porquê disso, mas antes queria dizer que este prato – talvez mais do que os outros(?), – representa em pleno a filosofia do blog: é bom, barato, simples de fazer e saudável (contém ferro, potássio, vitamina B, é sem gluten e, graças ao alto valor do amido, é facilmente digerível). Ora bem, na semana passada cozi demasiado trigo para apenas duas pessoas comerem. Preparei uma parte com um molho a base de abóbora e cenoura e decidi guardar a outra parte no frigorífico. Dois ou três dias depois, preparei essa segunda parte com outro molho, obtendo assim versões diferentes de uma mesma coisa. O resultado deu em duas refeições diferentes, em dias diferentes, (aì os dois coelhos) com o mínimo de esforço a nível de tempo passado na cozinha (eis a cajadada só). Isso, além de prático pode ser considerado como um belo truque para contentar aquele tipo de pessoas que não gostam de repetir o mesmo prato dentro de um curto espaço de tempo.

TEMPO DE PREPARAÇÃO: menos de 30 min                                                         DIFICULDADE: simples                                                                                            CUSTO: barato

INGREDIENTES: (4/6 pessoas)                                                                                BASE: Trigo Sarraceno cerca de 4/5 chávenas.

MOLHO DE ABÓBORA: abóbora, cebola, alecrim, pimenta preta em grão, sal, pimenta de cayenne moída, azeite e leite (opcional, depende do gosto).

MOLHO DE TOMATE: uma lata de tomate em pedaços, alho, azeite, malagueta, sal, alcaparras e basílico.

PREPARAÇÃO DO TRIGO: Lave e escoe bem. Numa panela, coloque apenas um fio de azeite e torre o trigo mexendo bem com uma colher de pau. A seguir acrescente água e deixe cozer tapado, até ferver. Acrescente então sal grosso e deixe cozer destapado. Não sei dizer muito bem durante quanto tempo, sugiro provar de vez em quando. Uma vez ‘arrumado’ o trigo que está na sua panela, passamos de imediato a preparar o molho.

MOLHO DE ABÓBORA: Refogue a cebola picada juntamente com a abóbora, a pimenta de cayenne, o alecrim e sal q.b. Quando a abóbora ficar mais macia, acrescente pimenta preta em grão e se desejar pode acrescentar um pouco de leite – para tornar tudo mais cremoso. Pronto o molho, é só acrescentar o trigo (não se esqueceu de lhe dar uma vista de olhos de vez em quando, certo?), misturá-los bem e depois servir!

9.TrigoSarraceno_c_mtomate_alcaparrasMOLHO DE TOMATE: Lave as alcaparras e deixe-as num recipiente com água, de maneira a perderem o sal ou o sabor a vinagre (depende do tipo de alcaparras que comprar. Na verdade, aqui em Lisboa encontram-se mais facilmente as em vinagre). Refogue o alho com a malagueta e depois acrescente tomate, sal, uma pitada de açúcar (tira a acidez do tomate) e o basílico. Quando o tomate estiver bem apurado acrescente as alcaparras (se quiser pode usar também azeitonas pretas) e o trigo. Misture bem e buon appetito!

COMO CONSERVAR O TRIGO. Coloque um pouco de azeite, e misture bem com um garfo, para não ficar empapado. Depois guarde no frigorífico.

Advertisements

3 thoughts on “Trigo sarraceno com….

  1. OutofWorld says:

    este molho de abóbora parece-me de mestre. grandes ideias!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Nordfoodovestest

Food&wine | Travel | Cook, Recipes and Traditions | Restaurants & co.

italiano-in-musica

Impara l'italiano con la musica

il due blog

blog di italiano per stranieri

montessoriacasa

le evoluzioni domestiche di una famiglia montessori

Sergio M. Ottaiano

Scrittore indipendente

| meduepuntozero |

Comer bem e com fantasia...porque cozinhar é sobretudo uma questão de princípio

Lilly's lifestyle

Salotto virtuale di Liliana Navarra, un'italiana a Lisbona. Vuoi visitare Lisbona e il Portogallo come un local? Contattami! info.lillyslifestyle@gmail.com

LUOGHI D'AUTORE

Il Magazine del Turismo Letterario

Impariamo insieme la Lingua Italiana!

Contents of Claudio Giuseppe Agliata

Associazione TuCáTuLá

A associação cultural TuCáTuLá promove atividades informativas e de intercâmbio cultural no âmbito da lingua portuguesa e das culturas lusófonas. | L’Associazione culturale italo-portoghese TuCáTuLá promuove attività di tipo informativo, culturale e d’intercambio, nell’ambito della lingua portoghese e delle culture veicolate dal portoghese.

italyamonews

Per migliorare il tuo italiano informandoti

Travel With Art

A painting for your thoughts

%d bloggers like this: