Polvo ao inferno

2

14/03/2013 by Paola

10.Polpo all'infernoJá vai um tempinho desde a última receita publicada, mas embora não tenha praticado a escrita, continuei a praticar a culinária. A receita que aqui proponho foi feita no mês passado, mas postá-la nesta altura, calha mesmo bem e vou desvendar o porquê: promoção nos supermercados PD, de 25% de desconto imediato na compra de polvo fresco ou congelado, descubriu-o ontem quando fui às compras. Não sei dizer até quando dura essa promoção, mas talvez ajude a tornar esta refeição que é simples e saudável, mas não propriamente barata, numa refeição em conta. Antes de começar, aconselho-vos a não comprar os polvos pequeninos. Pouco tempo atrás, ouvi uma notícia na rádio onde se alertava que por lei é proibido pescar e, por conseguinte vender, polvo com tamanho inferior a 750g porque isso prejudica a sua reprodução. Comprar polvos abaixo desse tamanho alimenta a pesca ilegal.

TEMPO DE PREPARAÇÃO: 30 min na panela de pressão

DIFICULDADE: simples

CUSTO: médio

INGREDIENTES: (4/6 pessoas) depende do tamanho do polvo

Polvo congelado (entre 1,5 Kg a 3 Kg), meio copo de azeite extra-virgem (do bom), meio copo de vinho tinto (também do bom), batatas, alecrim, alho, sal e um pouco de piri-piri em pó.

PREPARAÇÃO: Lavar o polvo, tirar o dente e os olhos. Triturar dois ou três dentes de alho juntamente com alecrim, sal grosso e piri-piri. Derramar (não tenho certeza que escolhi o verbo mais adequado…) essa mistura pelo polvo todo.

Na panela de pressão, pôr uma batatas de tamanho médio/grande ( pelo menos uma por pessoa). Colocar o polvo com a cabeça para baixo, sobre as batatas. Verter o meio copo de azeite e depois o meio copo de tinto (eu sigo a sugestão da minha mãe, que é quem me deu a receita, e coloco sempre um pouco mais de vinho do que de azeite, é mais saudável !?). Tapar a panela de pressão e deixar cozer a lume brando durante de trinta minutos, assim que a panela entrar em pressão. That’s it! A parte que eu prefiro desta receita é ensopar o pão ou a batata bem esmagada na molho que, garanto, é uma delícia e tem uma bela cor encarnada..infernal?. Se o pão for ligeiramente torrado, ainda melhor! Tenho pena que as fotografias que tirei não são das melhores e não deixem ver esse molho.

 

 
Advertisements

2 thoughts on “Polvo ao inferno

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Nordfoodovestest

Food&wine | Travel | Cook, Recipes and Traditions | Restaurants & co.

italiano-in-musica

Impara l'italiano con la musica

il due blog

blog di italiano per stranieri

montessoriacasa

le evoluzioni domestiche di una famiglia montessori

Sergio M. Ottaiano

Scrittore indipendente

| meduepuntozero |

Comer bem e com fantasia...porque cozinhar é sobretudo uma questão de princípio

Lilly's lifestyle

Salotto virtuale di Liliana Navarra, un'italiana a Lisbona. Vuoi visitare Lisbona e il Portogallo come un local? Contattami! info.lillyslifestyle@gmail.com

LUOGHI D'AUTORE

Il Magazine del Turismo Letterario

Impariamo insieme la Lingua Italiana!

Contents of Claudio Giuseppe Agliata

Associazione TuCáTuLá

A associação cultural TuCáTuLá promove atividades informativas e de intercâmbio cultural no âmbito da lingua portuguesa e das culturas lusófonas. | L’Associazione culturale italo-portoghese TuCáTuLá promuove attività di tipo informativo, culturale e d’intercambio, nell’ambito della lingua portoghese e delle culture veicolate dal portoghese.

italyamonews

Per migliorare il tuo italiano informandoti

Travel With Art

A painting for your thoughts

%d bloggers like this: