Pasta ai broccoli

3

14/04/2013 by Paola

Pasta ai broccoli Eis aqui uma receita simples e nutriente…e italiana! Este é um prato típico do sul da Itália, nomeadamente da região Apúlia, que é, por assim dizer, o ‘salto da Bota’! (já conseguiram figurá-la, certo?) Para nos mantermos fieis à tradição, deveríamos procurar um certo tipo de massa que se chama orecchiette [pron: orekiette]. Assim como o nome indica, essa massa tem a forma de pequenas orelhas. Trata-se de um tipo de massa curta, de trigo duro, que não descoze facilmente, fica al dente e conjuga-se perfeitamente com a consistência dos bróculos. Como não encontrei essa massa, embora procurei em dois super – o PD e o Cont – (antigamente o PD costumava tê-la), optei por outro tipo de massa, sempre CURTA e de trigo duro. Quem conhecer italianos, sabe quão fundamentalistas nos tornamos mal que falemos em comida, cozinha (sobretudo a italiana) e tudo o que isso envolve, por isso por favor…tentem compreender, respeitar e confiar… e se quiserem cozinhar este prato comprem sempre massa curta, não fresca, e possivelmente não lisa, de modo à massa conseguir agarrar bem o molho e ficar saborosa. Alguma sugestão sobre o tipo de massa com que pode substituir as orecchiette: fusilli, radiatori e quando muito farfalle (lacinhos). Hoje, decidi que  até  me vou pronunciar aconselhando marcas, embora ninguém me pague por isso, mas é mesmo no interesse do sucesso da receita, e dos nossos bolsos (ie: o barato do blog); portanto: nada de Milaneza, Nacional ou Dia, nada de Buitoni ou Barilla (não vale a pena relação qualidade/preço), mas sim à marca Pingo Doce (aquela nos sacos transparentes e pretos que diz ser produzida em Gragnano- Itália), sim à massa Garofalo. Se depois decidirem gastar um pouco mias, então aconselho De Cecco, Voiello ou Agnesi.

TEMPO DE PREPARAÇÃO: 30 min c.a

DIFICULDADE: nenhuma

CUSTO: barato

INGREDIENTES: 4pax. c.a 70/80 gr por pessoa de massa curta (radiatori neste caso); brócolos (dois de tamanho médio-pequeno), 2 ou 3 dentes de alho, azeite, sal grosso, filetes de enchovas e, se gostarem, um pouco de piri-piri (malagueta ou  moído).

PREPARAÇÃO: Corte os brócolos em pedaços, use também os talos cortados em pedaços mais pequenos. Coza-os em água abundante com um pouco de sal. Quando os brócolos estiverem cozidos, !!com uma escumadeira!!, coloque-os numa frigideira onde refogou previamente o alho, eventualmente o piri-piri e, se os tiver (não é obrigatório para o sucesso da massa), uns filetes de enchovas. Misture bem os brócolos e se ficarem secos, acrescente a água da cozedura (mais saudável do que acrescentar azeite).

Na água de cozedura dos brócolos, que deve estar a ferver, buttate la pasta (expressão típica italiana que se usa para este efeito) ou seja, ponha/coloque a massa. Misture logo com uma colher de pão ou com um garfo, para a massa ficar solta. [NB: para esse fim, não é preciso por azeite na água, de facto esse pormenor só é necessário quando se utiliza massa fresca, mas não com massa de trigo duro]. Tome em consideração o tempo de cozedura da massa indicado no saco, mas um pouco antes desse tempo, comece a experimentar a massa para perceber se falta sal, se a massa já está cozida ou se ainda falta um tempinho…. Ora, um pouco antes da massa estar no ponto, sempre com a escumadeira, coloque-a na frigideira juntamente com os brócolos, e acrescente aos poucos a água de cozedura, para a massa acabar de cozer e ao mesmo tempo envolver-se bem com o molho. Mexa sempre, para envolver de forma homogénea e para não ficar seca.

Sublinhei em azul escuro os truques que, julgo fazem a diferença, mais ainda deixo outras dicas sobre como cozer a massa:

1. Cozer em água abundante.

2. Mexer com frequência.

3. Não se esquecer dela e, enquanto estiver ao lume, prová-la para saber se precisa de sal e controlar a cozedura. Há uma lenda metropolitana segundo a qual para saber se a massa está al dente, tem que se atirar na parede…garanto-vos que nenhum italiano faz isso!!!

Advertisements

3 thoughts on “Pasta ai broccoli

  1. paranoiasnfm says:

    Não gosto de bróculos, mas tem um belíssimo aspecto… mas acho que comia. 😀

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Nordfoodovestest

Food&wine | Travel | Cook, Recipes and Traditions | Restaurants & co.

italiano-in-musica

Impara l'italiano con la musica

il due blog

blog di italiano per stranieri

montessoriacasa

le evoluzioni domestiche di una famiglia montessori

Sergio M. Ottaiano

Scrittore indipendente

| meduepuntozero |

Comer bem e com fantasia...porque cozinhar é sobretudo uma questão de princípio

Lilly's lifestyle

Salotto virtuale di Liliana Navarra, un'italiana a Lisbona. Vuoi visitare Lisbona e il Portogallo come un local? Contattami! info.lillyslifestyle@gmail.com

LUOGHI D'AUTORE

Il Magazine del Turismo Letterario

Impariamo insieme la Lingua Italiana!

Contents of Claudio Giuseppe Agliata

Associazione TuCáTuLá

A associação cultural TuCáTuLá promove atividades informativas e de intercâmbio cultural no âmbito da lingua portuguesa e das culturas lusófonas. | L’Associazione culturale italo-portoghese TuCáTuLá promuove attività di tipo informativo, culturale e d’intercambio, nell’ambito della lingua portoghese e delle culture veicolate dal portoghese.

italyamonews

Per migliorare il tuo italiano informandoti

Travel With Art

A painting for your thoughts

%d bloggers like this: