Base de massa sem fermento para tartes salgadas

Leave a comment

02/06/2013 by Paola

16.Base de massa tarte sem fermento1Até esta segunda-feira ainda não me tinha atrevido preparar uma tarte salgada sem utilizar um rolo de massa folhada já pronto. Todavia, segunda foi o dia – como diria a publicidade de um renomado café português.

Esta é uma receita simples, que eu considero um verdadeiro salva-jantar quando queremos convidar espontâneamente amigos a ficar connosco. Basta que tomemos confiança com a preparação da massa, podemos preparar óptimas tartes salgadas (com recheio de vegetais, vegetais e queijos, enchidos, enfim, tudo o que a nossa fantasia consegue conceber) e confeccionar/improvisar um bom, diferente e nutriente jantar.

A receita da massa é parecida com a da focaccia, a única grande vantagem é a de não levar fermento, o que torna a preparação desta massa mais rápida em comparação com a outra.

PREPARAÇÃO DA MASSA

TEMPO: 20 min

DIFICULDADE: simples

CUSTO: muito barato

INGREDIENTES: 250 gr de farinha, uma chávena de café de azeite (há quem use óleo, mas eu não gosto), água morna qb, sal qb, uma colher de chá de vinagre de maça ou vinagre branco.

PREPARAÇÃO

Coloque a farinha no plano de trabalho e abra uma cavidade ao meio. Verta um pouco de água e sal. Com uma mão faça movimentos circulares para integrar a farinha, junte o azeite e no fim o vinagre e amasse bem até obter uma massa elástica. Faça uma bola e estenda com um rolo de madeira. Tente fazer uma massa bem fininha, e dê a forma que quiser, conforme o recipiente que usar. Como usei uma tarteira, dei à minha massa uma forma arredondada, mas se tivesse usado o tabuleiro do forno, então deveria ser mais rectangular. Coloque uma folha de papel vegetal na tarteira, depois coloque a massa e junte um fio de azeite. Acrescente os ingredientes do recheio desejado e dobre a massa que sobrou nas orlas. Se quiser, pode preparar mais massa -acrescentando a farinha- e fazer uma tarte fechada ou com ‘tampa’. Se optar por esta opção, com um garfo fure a massa que vai cobrir o recheio.

RECHEIO: brócolos, alho, chouriço.

16.Tarte_recheio-brócolos2O recheio da tarte que apresento na foto foi feito usando uma das minhas tácticas favoritas: a da reciclagem na cozinha. De facto utilizei uns brócolos que tinham sobrado no dia anterior depois de preparar uma massa, porém acrescentei uns pedacinhos de chouriça alentejana. (Podia acrescentar queijo..mas como eu não gosto de queijo…deixo-vos aqui apenas uma sugestão) 😉

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

L'italiano in azione

didattica dell'italiano a stranieri

L'italiano dalle uova d'oro

Apprendere e insegnare l'italiano online

Nordfoodovestest

Food&wine | Travel | Cook, Recipes and Traditions | Restaurants & co.

italiano-in-musica

Impara l'italiano con la musica

il due blog

blog di italiano per stranieri

montessoriacasa

le evoluzioni domestiche di una famiglia montessori

Sergio M. Ottaiano

Scrittore indipendente

| meduepuntozero

Comer bem e com fantasia...porque cozinhar é sobretudo uma questão de princípio

Lilly's lifestyle

Salotto virtuale di Liliana Navarra, un'italiana a Lisbona. Vuoi visitare Lisbona e il Portogallo come un local? Contattami! info.lillyslifestyle@gmail.com

LUOGHI D'AUTORE

Il Magazine del Turismo Letterario

Impariamo insieme la Lingua Italiana!

Contents of Claudio Giuseppe Agliata

Associazione TuCáTuLá

A associação cultural TuCáTuLá promove atividades informativas e de intercâmbio cultural no âmbito da lingua portuguesa e das culturas lusófonas. | L’Associazione culturale italo-portoghese TuCáTuLá promuove attività di tipo informativo, culturale e d’intercambio, nell’ambito della lingua portoghese e delle culture veicolate dal portoghese.

%d bloggers like this: