Massa: Colecção Primavera-Verão

4

08/06/2013 by Paola

IMG_6591Assim como no mundo da moda há clássicos que nunca passam de moda, must, como por exemplo um par de jeans ou um vestido preto (como aquele que um dia alguém vai oferecer ao OutofWorld), também existem must na cozinha.

A massa que vou apresentar hoje é para mim um desses clássicos que nunca pode faltar na colecção mesa primavera-verão 2013, 2014, 2015… Chega a primavera e com ela chega o basilico fresco e perfumado, chega o tomate maduro e com eles este prato óptimo para comer na hora, ou para levar ao trabalho ou à praia! Massa e praia é um binómio que deve fazer arrepiar todas as pessoas que estão a começar as dietas, mas uma vez por semana podemo-nos dar ao luxo de comer um pouco de massa, e ainda por cima com este molho leve e fresco que leva apenas um fio de azeite a cru. O importante é que se coma à hora do almoço (para ter tempo de queimar durante o dia os hidratos de carbono acumulados).

Esta massa não tem um nome específico, poderíamos chamá-la massa caprese (porque tem como ingredientes base os mesmo utilizados na salada caprese) ou simplesmente massa fria de tomate e mozzarella, que até podem ser os únicos ingredientes utilizados para preparar o prato.Todavia, na receita que vos apresento acrescentei outros dois ingredientes que costumo ter em casa e que conferem à massa um gosto ainda mais mediterrânico.

TEMPO: 20 min

DIFICULDADE: muito simples

CUSTO: barato

INGREDIENTES: massa de trigo duro curta (por exemplo: penne, lacinhos, fusilli), tomate maduro, mozzarella, basílico, filetes de anchova, alcaparras, azeite extra virgem.

PREPARAÇÃO

Enquanto a água estiver ao lume, corte o tomate em pedaços médio-pequenos coloque-os num recipiente e tempere-os com azeite e um pouco de sal. Lave bem as alcaparras, corte-as e misture com o tomate. Quando a água ferver, ponha o sal grosso e a massa( cerca de 80 gr por pessoa). Quando a massa estiver al dente, escoe e junte-a ao tomate. Misture e coloque as anchovas, a mozzarella cortada em bocadinhos, o basílico e se necessário mais um pouco de azeite. Já está! Easy, não é?! A minha única recomendação é usar um bom azeite! IMG_6590

INGREDIENTES ALTERNATIVOS: pode usar oregão se não tiver basilico, e azeitonas no lugar das alcaparras. De todas as formas, evitava usar as azeitonas juntamente com a alcaparras. SUGESTÃO GULOSA: aqueça o azeite com um ou dois filetes de anchovas e use-o para temperar a massa.

Advertisements

4 thoughts on “Massa: Colecção Primavera-Verão

  1. OutofWorld says:

    Linda e perfumada. Um clássico sempre fresco.

  2. OutofWorld says:

    Reblogged this on OutofWorld – Mundo à Parte and commented:
    «Assim como no mundo da moda há clássicos que nunca passam de moda, must, como por exemplo um par de jeans ou um vestido preto (como aquele que um dia alguém vai oferecer ao OutofWorld), também existem must na cozinha.»

    Tudo é lindo neste blogue: https://2b2s.wordpress.com/2013/06/08/massa-coleccao-primavera-verao/comment-page-1

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

L'italiano in azione

didattica dell'italiano a stranieri

L'italiano dalle uova d'oro

Apprendere e insegnare l'italiano online

Nordfoodovestest

Food&wine | Travel | Cook, Recipes and Traditions | Restaurants & co.

italiano-in-musica

Impara l'italiano con la musica

il due blog

blog di italiano per stranieri

montessoriacasa

le evoluzioni domestiche di una famiglia montessori

Sergio M. Ottaiano

Scrittore indipendente

| meduepuntozero

Comer bem e com fantasia...porque cozinhar é sobretudo uma questão de princípio

Lilly's lifestyle

Salotto virtuale di Liliana Navarra, un'italiana a Lisbona. Vuoi visitare Lisbona e il Portogallo come un local? Contattami! info.lillyslifestyle@gmail.com

LUOGHI D'AUTORE

Il Magazine del Turismo Letterario

Impariamo insieme la Lingua Italiana!

Contents of Claudio Giuseppe Agliata

Associazione TuCáTuLá

A associação cultural TuCáTuLá promove atividades informativas e de intercâmbio cultural no âmbito da lingua portuguesa e das culturas lusófonas. | L’Associazione culturale italo-portoghese TuCáTuLá promuove attività di tipo informativo, culturale e d’intercambio, nell’ambito della lingua portoghese e delle culture veicolate dal portoghese.

%d bloggers like this: