Tagliolini com Salmão

Leave a comment

17/10/2013 by Paola

20_tagliolini salmoneTagliolini (cuja pronuncia corresponderia ao português talholini- já agora , podem começar a gabar-se porque conhecem a pronuncia correcta!) é um tipo de massa que condiz bem com molhos a base de peixe e marisco. É um prato muito rápido de fazer, não é muito barato por causa do salmão, mas também não é um exagero. A receita que vou dar é para duas pessoas, se quiserem cozinhar para 4 pessoas basta duplicar as doses. Contudo, sendo eu uma italiana DOC, quando como massa (que, atenção, não é não todos os dias!!), a como a sério. Isto, para dizer que a quantia de massa que vou colocar na receita é aquela recomendada para os nutricionistas, mas obviamente eu comi mais. Portanto a quantia de salmão indicada serve para pelo menos cerca de 200gr de tagliolini, ou seja para duas pessoas comilonas, ou para três (o convidado inesperado) que comem normal.

TEMPO: 20 a 30 min

DIFICULDADE: nenhuma

CUSTO: em conta

INGREDIENTES: (2 pessoas) 100 gr. salmão fumado; 160 gr. de tagliolini; manteiga qb; vodka; natas acidas, pimenta preta, cebolinho

IMPORTANTE: Sempre que se prepara uma massa se começa pelo molho. A massa é a última coisa a fazer porque tem que estar no ponto. Em primeiro lugar, o que normalmente se faz, é apenas colocar a água ao lume enquanto se prepara o molho.

MASSA:Colocar a panela ao lume, quando a água ferver colocar sal e os tagliolini. Mexer com um garfo para não pegarem um ao outro (não é preciso azeite na água!)

MOLHO: Numa frigideira anti-aderente colocar um pouco de manteiga e o salmão cortados em tirinhas.  Para indicar essa quantia a olho de manteiga, em Itália costumamos usar a expressão  noz de manteiga que justamente indica que a manteiga a usar corresponde ao tamanho de uma noz, portanto que não é muita. Quando o salmão ficar mais clarinho reduzir com um pouco de vodka, ou vinho branco, ou se não tiver nada…então, não reduza (come-se na mesma e fica bem, não perfeito, mas bem ;)). Desligar o lume. Quando os tagliolini estiverem al dente, use um garfo grande e coloque-os na frigideira juntamente com o molho. Não escoe a massa num passador (cá está o truque que faz a diferença ;)!!!) É  bom que fique um pouco de água porque isso evita que ao juntar as natas, a massa seque e fique colada. Ligue o lume e misture bem os ingredientes. Agora desligue novamente o lume e coloque a nata,a pimenta preta e o cebolinho. Já está…BUON APPETITO!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Nordfoodovestest

Food&wine | Travel | Cook, Recipes and Traditions | Restaurants & co.

italiano-in-musica

Impara l'italiano con la musica

il due blog

blog di italiano per stranieri

montessoriacasa

le evoluzioni domestiche di una famiglia montessori

Sergio M. Ottaiano

Scrittore indipendente

| meduepuntozero |

Comer bem e com fantasia...porque cozinhar é sobretudo uma questão de princípio

Lilly's lifestyle

Salotto virtuale di Liliana Navarra, un'italiana a Lisbona. Vuoi visitare Lisbona e il Portogallo come un local? Contattami! info.lillyslifestyle@gmail.com

LUOGHI D'AUTORE

Il Magazine del Turismo Letterario

Impariamo insieme la Lingua Italiana!

Contents of Claudio Giuseppe Agliata

Associazione TuCáTuLá

A associação cultural TuCáTuLá promove atividades informativas e de intercâmbio cultural no âmbito da lingua portuguesa e das culturas lusófonas. | L’Associazione culturale italo-portoghese TuCáTuLá promuove attività di tipo informativo, culturale e d’intercambio, nell’ambito della lingua portoghese e delle culture veicolate dal portoghese.

italyamonews

Per migliorare il tuo italiano informandoti

Travel With Art

A painting for your thoughts

%d bloggers like this: