Bruschetta à minha maneira

Leave a comment

04/11/2013 by Paola

Bruschetta queijoNas ementas italianas a bruschetta (pron: brusketta) faz parte das entradas. Na minhapessoal muitas vezes substitui uma refeição inteira, sobretudo o jantar e, em particular, quando tenho vontade de comer pizza, mas não tenho tempo ou vontade para a preparar. Assim, corto umas fatias de pão et voilá, tenho a minha pizza caseira saudável, e barata, quando comparado com aquelas congeladas, ou aquelas das Telepizzas e Pizzahuts que crescem como um blob na barriga e é preciso de uma licenciatura para conseguir encomendá-las por telefone: Massa fina, massa gorda, 3 ingredientes, molho extra, isto é a parte….please, poupem-me! Ah, e são caríssimas! Enfim, já me alonguei bastante.

A bruschetta original  é simplesmente com tomate fresco, manjericão, azeite e sal. Depois existem variações, conforme a fantasia e o que temos na dispensa.

INGREDIENTES: 4 pessoas- tomate maduro 4 (o ideal seria tomate fresco, alternativa que usei nesse dia foi o tomate de lata em pedaços-250gr), alho, azeite extra virgem, sal, manjericão fresco, pão tipo Mafra/Alenquer/Alentejano (melhor se do dia anterior). Queijo flamengo, alcaparras em sal, anchovas.

Como na preparação da massa, aqui também começa-se sempre pelo molho.

Molho com tomate de lata: 1ºpasso. Refogue dois dentes de alhos inteiros em azeite, coloque o tomate da lata e deixe apurar a lume brando. Sal qb e se achar o tomate muito ácido, acrescente uma pontinha de açúcar. Retire o alho antes de usar. Aqueça o forno a 180º.

. Corte o pão em fatias não muito finas, cerca 1,5 cm. Torre as fatias (esta operação é obrigatória caso use pão fresco).

A. Bruschetta com Queijo flamengo. Depois de colocar o molho de tomate no pão, ponha o queijo flamengo e coloque no forno a 180º até o queijo se desfazer um pouco. Prefiro usar este tipo de queijo à mozzarella, pelo simples facto que a mozzarella fresca deita mais água e o pão precisa de ficar mais tempo no forno não sair mole e aguado. Caso use a mozzarella torre muito bem o pão antes dele ir ao forno. Se puder, guarneça com umas folhas de manjericão fresco antes de servir.

B. Bruschetta com anchovas, alcaparras e mozzarella. Eis a minha versão de uma pizza Napoli ou, para parafrasear a Sheila de A Cozinha Sincera, a minha versão da pizza dos desesperados– em comparção à dela diria dos desperadíssimos! ;). Depois do molho, acrescente tirinhas de anchovas, alcaparras e o queijo. (Antes de usar as alcaparras, deixe-as em água durante um tempinho e lave-as bem antes de usar.) Depois de sair do forno, verter mais um fio de azeite. PS:na fotografia as anchovas e alcaparras estão bem escondidinhas por baixo do queijo, mas estão lá! 😉

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

L'italiano in azione

didattica dell'italiano a stranieri

L'italiano dalle uova d'oro

Apprendere e insegnare l'italiano online

Nordfoodovestest

Food&wine | Travel | Cook, Recipes and Traditions | Restaurants & co.

italiano-in-musica

Impara l'italiano con la musica

il due blog

blog di italiano per stranieri

montessoriacasa

le evoluzioni domestiche di una famiglia montessori

Sergio M. Ottaiano

Scrittore indipendente

| meduepuntozero

Comer bem e com fantasia...porque cozinhar é sobretudo uma questão de princípio

Lilly's lifestyle

Salotto virtuale di Liliana Navarra, un'italiana a Lisbona. Vuoi visitare Lisbona e il Portogallo come un local? Contattami! info.lillyslifestyle@gmail.com

LUOGHI D'AUTORE

Il Magazine del Turismo Letterario

Impariamo insieme la Lingua Italiana!

Contents of Claudio Giuseppe Agliata

Associazione TuCáTuLá

A associação cultural TuCáTuLá promove atividades informativas e de intercâmbio cultural no âmbito da lingua portuguesa e das culturas lusófonas. | L’Associazione culturale italo-portoghese TuCáTuLá promuove attività di tipo informativo, culturale e d’intercambio, nell’ambito della lingua portoghese e delle culture veicolate dal portoghese.

%d bloggers like this: