Supplì de vegetais e Frittelle simples

2

26/02/2015 by Paola

Sobrou um arroz de cenoura e courgette que tinha preparado para acompanhar um peixe cozido. Para não o desperdiçar decidi passar à infalível táctica da “frittura” (fritar) porque, como dizia a minha avó: “frito até um chinelo fica apetitoso”. A inspiração veio graças a dois pratos típicos italianos conhecidos como supplì, na região de Roma e arredores;  e como arancini na Sícila. Entre arancini e supplì há algumas diferenças que um dia espero contar melhor, mas para terem uma ideia do que são, posso dizer que são uma espécie de croquetes de arroz. Por enquanto, passo à receita desta forma criativa e muito apetitosa de comer o arroz do(s) dia(s) anterior(es).

Esta receita pode-se realizar com qualquer tipo de arroz, embora o ideal seria o arroz de tomate, sendo o mais parecido com o que se usa na receita originárias dos supplì.

TEMPO DE PREPARAÇÃO: 40 ‘

DIFICULDADE: Fácil

CUSTO: Super barato – já que se aproveitam os restos 😉

INGREDIENTES: Arroz que sobrou (O arroz tem que estar frio)  – Farinha – Água- Sal – Azeite para fritar – Pão ralado q.b -Queijo mozzarella ou flamengo.

PREPARAÇÂO: Com as mão molhadas, preparar umas bolinhas redondas de arroz e, se quiserem coloquem no meio um cubinho de mozzarella ou outro queijo (tipo Limiano ou afins) anteriormente cortados. Desta forma a receita se torna mais parecida com aquela dos supplì. Se não quiserem usar o queijo, não há problema, garanto que fica bem na mesma.
Numa tigela prepare a pastella para fritar usando água fria (se for com gás ainda melhor), farinha e uma pitada de sal.  É so usar a farinha e verter a água misturando tudo com um batedor. Aqueça o azeite extra virgem e quando estiver bem quente coloque as bolinhas de arroz previamente passadas pelo pão ralado. Deixe dorar e retire. Colocar em cima de papel de cozinha, para absorver o azeite.

Normalmente sobra sempre um pouco de composto – pastella- que usamos para fritar os supplì..ora bem, NÃO DEITE FORA essa coisa deliciosa e preciosa!!! Com uma colher verta o líquido no azeite quente, e como por mágia, vai ver umas belas nuvens de massa formar-se no azeite, nós em Itália chamos isso FRITTELLE. Deixe fritar e coma juntamente com os supplì. Acompanhe com uma salada e bom apetite! 😉 Pode comer como entrada ou como prato principal, fica sempre bem!!!

Advertisements

2 thoughts on “Supplì de vegetais e Frittelle simples

  1. Mnhammmm….. parece tão bom!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Nordfoodovestest

Food&wine | Travel | Cook, Recipes and Traditions | Restaurants & co.

italiano-in-musica

Impara l'italiano con la musica

il due blog

blog di italiano per stranieri

montessoriacasa

le evoluzioni domestiche di una famiglia montessori

Sergio M. Ottaiano

Scrittore indipendente

| meduepuntozero |

Comer bem e com fantasia...porque cozinhar é sobretudo uma questão de princípio

Lilly's lifestyle

Salotto virtuale di Liliana Navarra, un'italiana a Lisbona. Vuoi visitare Lisbona e il Portogallo come un local? Contattami! info.lillyslifestyle@gmail.com

LUOGHI D'AUTORE

Il Magazine del Turismo Letterario

Impariamo insieme la Lingua Italiana!

Contents of Claudio Giuseppe Agliata

Associazione TuCáTuLá

A associação cultural TuCáTuLá promove atividades informativas e de intercâmbio cultural no âmbito da lingua portuguesa e das culturas lusófonas. | L’Associazione culturale italo-portoghese TuCáTuLá promuove attività di tipo informativo, culturale e d’intercambio, nell’ambito della lingua portoghese e delle culture veicolate dal portoghese.

italyamonews

Per migliorare il tuo italiano informandoti

Travel With Art

A painting for your thoughts

%d bloggers like this: