Barato

Leave a comment

Barato em cozinha é muitas vezes sinónimo de recuperável e de re-aproveitável. Saber utilizar os alimentos que comprámos com zero desperdício, ou com muito pouco dele, acho que, além de ser o segredo de uma boa economia doméstica, é também a verdadeira Arte de cozinhar, ou seja: o poder de valorizar os alimentos que temos à nossa frente e a capacidade de criar com eles pratos conforme a própria fantasia, o próprio gosto e paixão.

Nesta página vou escrever algumas dicas sobre como poder evitar esse desperdício e criar bons pratos. Talvez vá encontrar algumas das refeições que criei, algumas receitas que definiria de recupero ou de reciclagem.

Quem me fez pensar sobre a importância de partilhar esse ‘saber antigo’ que provém da cultura tradicional do campo, foi o S. Exactamente no dia em que voltámos das férias de Natal, cheios no coração e também nas barriguinhas, depois de irmos às compras, preparei uma sopa apenas com o que, noutras áreas, se definiria de material descartável. Não achei isso um feito, mas ele ficou todo entusiasmado porque não imaginava que se podia aproveitar as folhas verdes do alho francês para dar sabor à sopa, deixando a parte mais nobre para preparar outros pratos, assim como as folhas exteriores da couve lombarda, etc.

Na verdade, hoje em dia o conceito de ‘recuperável’ está cada vez mais a ser um dos assuntos à la mode, demasiado batido e vendido como coisa trendy, a par do  re-descobrimento das origens, da importância da terra… Pessoalmente, considero tudo isso uma conversa muito justa e verdadeira mas, ao mesmo tempo, muito cansativa, porque apresentada como, o que em Itália, chamamos ‘o descobrir da água quente’. Para as pessoas como eu, que tiveram a sorte de crescer em famílias onde se cozinhava, acredito que isso tudo não passa de uma questão de BOM SENSO e de amor e carinho pelo que se come.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Nordfoodovestest

Food&wine | Travel | Cook, Recipes and Traditions | Restaurants & co.

italiano-in-musica

Impara l'italiano con la musica

il due blog

blog di italiano per stranieri

montessoriacasa

le evoluzioni domestiche di una famiglia montessori

Sergio M. Ottaiano

Scrittore indipendente

| meduepuntozero |

Comer bem e com fantasia...porque cozinhar é sobretudo uma questão de princípio

Lilly's lifestyle

Salotto virtuale di Liliana Navarra, un'italiana a Lisbona. Vuoi visitare Lisbona e il Portogallo come un local? Contattami! info.lillyslifestyle@gmail.com

LUOGHI D'AUTORE

Il Magazine del Turismo Letterario

Impariamo insieme la Lingua Italiana!

Contents of Claudio Giuseppe Agliata

Associazione TuCáTuLá

A associação cultural TuCáTuLá promove atividades informativas e de intercâmbio cultural no âmbito da lingua portuguesa e das culturas lusófonas. | L’Associazione culturale italo-portoghese TuCáTuLá promuove attività di tipo informativo, culturale e d’intercambio, nell’ambito della lingua portoghese e delle culture veicolate dal portoghese.

italyamonews

Per migliorare il tuo italiano informandoti

Travel With Art

A painting for your thoughts

%d bloggers like this: