Pasteis de Chaves com Risotto de Açafrão

2

26/02/2015 by Paola

Pasteis de Chaves com Risotto Açafrão

Pasteis de Chaves com Risotto Açafrão

Ou, quando o Norte de Portugal encontra o Norte de Itália, sendo o Risotto allo Zafferano (açafrão) uma receita típica de Milão e da Lombardia. A ideia de combinar estes dois alimentos surgiu, em primeiro lugar, pelo facto de o Risotto allo zafferano acompanhar normalmente o famoso ossobuco, que é carne de vitela muito saborosa. Por isso pensei vitela…pasteis…deve ficar bem! Em segundo lugar pretendia criar uma entrada, e não propriamente um prato principal, para o jantar que tinha organizado com os amigos. O resultado foi óptimo! Funciona mesmo.

Quem vive em Lisboa pode comprar os pasteis de Chaves na Loja Prazeres da Terra, na rotunda da Estefânia. Um saco de 12 pasteis congelados do tamanho normal custa (se não me enganar) por volta de 10 euros, um bom preço para ter algo de apetitoso no congelador. A preparação do risotto è simples, mas requer atenção e um pouco de tempo. Em suma, pode-se dizer que a receita corresponde às caraterísticas do blog, sendo simples e em conta ms com um único se-não, que é um pouco mais de gordura para se definir rigorosamente ‘saudável’.

Vamos ver apenas como preparei o Risotto, porque para saber como preparar os pasteis basta levar o folheto informativo na própria loja e depois ir experimentando conforme o próprio forno.(No meu, depois de aquecer a 200º,mais 23 minutos entre 180º-160º.

INGREDIENTES: (4 pessoas) Arroz para Risotto (dois copos), caldo de carne, 2 cebolas brancas, manteiga q.b, vinho branco, açafrão.

Preparar o caldo com carne, cenura, cebola ou com um caldo de carne tipo Knorr.

Cortar a cebola e deixar dourar ao lume brando com azeite virgem (embora a receita original queria manteiga, mas as gorduras do azeite são melhores do que as da manteiga). Acrescentar o arroz para ele tostar juntamente com a cebola. Mexer sempre com uma colher de pão para o arroz não pegar na base da panela. A lume alto, acrescentar o vinho branco e deixar evaporar continuando a mexer com a colher. Uma vez tostado, baixar o lume começar a juntar o caldo um pouco de cada vez. O truque é não deixar que o arroz seque, tem de ter um aspecto parecido com o arroz ‘malandrino’. Quando o arroz estiver a meio da cozedura verter o açafraão numa tigela e diluir com um pouco de caldo. Acrescentar esse caldo ao arroz e deixar terminar a cozedura. Desligar o lume e acrescentar um pouco de manteiga e se gostarem Parmigiano Reggiano ralado.

Advertisements

2 thoughts on “Pasteis de Chaves com Risotto de Açafrão

  1. Este tive o prazer de provar! Delicioso!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

L'italiano dalle uova d'oro

Apprendere e insegnare l'italiano online

Nordfoodovestest

Food&wine | Travel | Cook, Recipes and Traditions | Restaurants & co.

italiano-in-musica

Impara l'italiano con la musica

il due blog

blog di italiano per stranieri

montessoriacasa

le evoluzioni domestiche di una famiglia montessori

Sergio M. Ottaiano

Scrittore indipendente

| meduepuntozero |

Comer bem e com fantasia...porque cozinhar é sobretudo uma questão de princípio

Lilly's lifestyle

Salotto virtuale di Liliana Navarra, un'italiana a Lisbona. Vuoi visitare Lisbona e il Portogallo come un local? Contattami! info.lillyslifestyle@gmail.com

LUOGHI D'AUTORE

Il Magazine del Turismo Letterario

Impariamo insieme la Lingua Italiana!

Contents of Claudio Giuseppe Agliata

Associazione TuCáTuLá

A associação cultural TuCáTuLá promove atividades informativas e de intercâmbio cultural no âmbito da lingua portuguesa e das culturas lusófonas. | L’Associazione culturale italo-portoghese TuCáTuLá promuove attività di tipo informativo, culturale e d’intercambio, nell’ambito della lingua portoghese e delle culture veicolate dal portoghese.

italyamonews

Per migliorare il tuo italiano informandoti

%d bloggers like this: