Dicas sustentáveis

Leave a comment
  • Utilização do Forno
  1. Para receitas como a da  couve flor com bacon, ou outras como as de quiches, em que se usam ingredientes que já estão cozidos,  não é preciso pré-aquecer o forno até esse chegar a temperatura. Para não gastar energia, liga-se o forno apenas alguns minutos antes de acabar de empratar e depois leva-se tudo ao forno. No caso das quiches, se se utilizar aquelas bases de massa quebrada ou folhada já prontas, pode-se ligar o forno e pôr a massa primeiro, ou seja, enquanto se preparam o resto dos ingredientes. Dessa forma a massa fica mais cozida, evitando assim aquele efeito de ficar mais mole ao centro, que se dá sobretudo ao usar ingredientes como o queijo mozzarella, ou os vegetais que deitam um pouco de água durante a cozedura.
  2. Há receitas como a da Focaccia, em que é impossível não pré-aquecer o forno. A única dica que posso dar é a de usar a fantasia e preparar ao mesmo tempo outros pratos que precisam do forno. Talvez va ser um dia passado na cozinha, mas em termos de tempo e dinheiro vai compensar. Antigamente, quando o pão se cozia uma vez por semana nos fornos comunitários das aldeias, a focaccia, preparava-se para desfrutar ainda da temperatura mais baixa do forno, que estava prestes a apagar-se.
  • Água de cozedura dos vegetais

Nunca a deite fora. Use-a para preparar uma sopa, um minestrone, se não tiver tempo no próprio dia, ponha-a no frigorífico, ou eventualmente use-a para regar as plantas da varanda..e não de casa, caso que não queria ficar com um cheirinho a couve o brócuols durante uma semana!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

L'italiano in azione

didattica dell'italiano a stranieri

L'italiano dalle uova d'oro

Apprendere e insegnare l'italiano online

Nordfoodovestest

Food&wine | Travel | Cook, Recipes and Traditions | Restaurants & co.

italiano-in-musica

Impara l'italiano con la musica

il due blog

blog di italiano per stranieri

montessoriacasa

le evoluzioni domestiche di una famiglia montessori

Sergio M. Ottaiano

Scrittore indipendente

| meduepuntozero

Comer bem e com fantasia...porque cozinhar é sobretudo uma questão de princípio

Lilly's lifestyle

Salotto virtuale di Liliana Navarra, un'italiana a Lisbona. Vuoi visitare Lisbona e il Portogallo come un local? Contattami! info.lillyslifestyle@gmail.com

LUOGHI D'AUTORE

Il Magazine del Turismo Letterario

Impariamo insieme la Lingua Italiana!

Contents of Claudio Giuseppe Agliata

Associazione TuCáTuLá

A associação cultural TuCáTuLá promove atividades informativas e de intercâmbio cultural no âmbito da lingua portuguesa e das culturas lusófonas. | L’Associazione culturale italo-portoghese TuCáTuLá promuove attività di tipo informativo, culturale e d’intercambio, nell’ambito della lingua portoghese e delle culture veicolate dal portoghese.

%d bloggers like this: